Mensagens

Você está aqui: Home | Mensagens | Homens escolhidos por Deus

Homens escolhidos por Deus

Pr. Aluizio de Moraes Filho

Segundo a Bíblia, dois homens foram escolhidos por Deus e ungidos pelo profeta Samuel para serem reis de Israel, a saber Saul e Davi. Saul buscava o que estava perdido do rebanho de seu pai e Davi cuidava para que não se perdesse nenhum do rebanho do pai dele. Assim são os homens escolhidos por Deus para exercer liderança sobre o seu povo, eles buscam o que está perdido do rebanho do Pai e guardam o rebanho do Pai para que nenhum se perca. De Saul foi dito que ele era o melhor homem em todo Israel e de Davi foi dito que Deus escolhera alguém ainda melhor do que Saul, logo Davi era o melhor dos melhores.

O que distinguia Saul dos outros era a sua altura, a diferença entre ele e os demais homens era de uma cabeça, pois a sua cabeça se sobressaia acima da multidão. Também o que difere o homem escolhido por Deus dos demais homens é uma cabeça: onde Cristo é a cabeça, Jesus é que faz a diferença. É a cabeça que recebe a coroa, mesmo que o governo esteja sobre os ombros.  Faz-se necessário que os que governam levem o governo sobre os seus ombros a fim de carregar adequadamente o peso de sua tarefa.  Levar o governo sobre sua própria cabeça só fará endurecer o seu pescoço, produzindo uma dura cerviz.

A diferença de Davi estava não na sua exterioridade e sim na sua interioridade, uma grandeza que só Deus e os que como Deus olham podem ver. Davi foi um verdadeiro achado, pois o mesmo Deus disse a seu respeito: “Achei a Davi, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”. Portanto, a diferença entre Davi e os demais homens era o seu interior, sua mente e o seu coração, em especial o seu coração, que era conforme o coração de Deus. Esta tem que ser a distinção de um homem escolhido por Deus para liderar Seu povo, ele deve ter grandeza interior, ele precisa ter um coração conforme o coração de Deus, para fazer toda a vontade de Deus.

Estas são as duas grandes características dos homens escolhidos por Deus para governarem em Seu Reino, uma exterior e outra interior, a exterior é a diferença de uma cabeça, é a diferença visível da pessoa de Cristo se sobressaindo sobre todos, por isso busca o que está perdido do rebanho de seu Pai.  A interior é de um coração diferente, um coração segundo o coração de Deus, que por isso guardará todo rebanho de seu Pai para que nenhuma ovelha se perca, não temendo serpentes, lobos, leões, ursos ou mesmo gigantes. Deus que sonda mentes e corações escolhe homens com distinção de cabeças e corações.

Deixe seu comentário