Mensagens

Você está aqui: Home | Mensagens | Ladrões e Roubadores

Ladrões e Roubadores

Pr. Aluízio de Moraes Filho

‘nem ladrões, … , nem roubadores, herdarão o reino de Deus.’ (I Co 6:10)

Por vezes encontramos algumas afirmações bíblicas que mais nos parecem uma repetição do mesmo tema.  Este é o caso deste texto em que no mesmo contexto são citados “ladrões” e “roubadores”. Na realidade, ladrões e roubadores não são a mesma coisa, embora sejam semelhantes em seus resultados.

O ladrão toma aquilo que não é seu pela agressividade e violência do assalto ou pela astúcia e habilidade do furto.  Mas o roubador é aquele que fica com o que não lhe pertence.  Portanto, o ladrão toma de outrem e o roubador deixa de dar a outrem o que a este pertence por direito.

Neste sentido é que o profeta Malaquias fala dos que roubam a Deus nos dízimos e nas ofertas.  Tais pessoas não assaltam ou furtam a Deus, pois homem nenhum tem o poder de tomar algo de Deus, seja pela força, seja pela habilidade ou pela astúcia; não são eles ladrões e sim roubadores, pois deixam de dar a Deus o que é DELE por direito.  Deixam de fazer o deveriam fazer dando a Deus o que é de Deus.

Verdadeiramente, muitos têm dito que não são ladrões, mas isto não quer dizer que não sejam roubadores que se esquecem ou se omitem de dar a Deus, e mesmo a outros, o que pertence a cada um por direito.  E o juízo será igualmente terrível tanto para o ladrão como para o roubador.

Deixe seu comentário